A abdominoplastia é a cirurgia que remove o excesso de pele e de gordura abdominal da região inferior do abdome. Homens e mulheres podem recorrer ao procedimento para corrigir ou melhorar uma série de situações: flacidez, estrias, diástase.
Existem quatro variações da abdominoplastia. Cada uma tem função e propósito diferentes, dependendo do perfil e desejo de cada paciente: convencional, mini abdominoplastia, circunferencial e em âncora.
A abdominoplastia convencional é realizada quando é preciso remover mais tecido e, principalmente, gordura. Há o reposicionamento do umbigo, em compensação, o resultado estético é mais significativo.
Já a mini abdominoplastia é destinada aos pacientes que precisam remover apenas um pouco de excesso de pele. Requer uma incisão um pouco menor e não é necessário mexer na posição do umbigo.
O tempo de cirurgia de abdominoplastia varia conforme a quantidade de tecido a ser retirado. Na grande maioria dos casos, dura de 3 a 4 horas. O procedimento pode ser realizado com anestesia geral ou peridural com sedação. A peridural normalmente permite uma recuperação mais tranquila e ajuda a prevenir tromboses.
É natural e comum que o paciente sinta desconforto durante a recuperação Atividades físicas e exposição ao sol só devem ocorrer três meses após a cirurgia.
